[Receita] Empadão Massa Podre

Um belo dia de final de semana eu e meu namorado resolvemos fazer um empadão com massa podre. Como nunca tínhamos feito, lá fui eu pegar uma receita na internet. Eis a receita:

  • Ingredientes:
    1 e 3/4 xícaras de manteiga gelada
    5 xícaras de farinha de trigo
    2 gemas
    1 pitada de sal
  • Modo de Fazer
    Coloque os ingredientes em uma vasilha e vá adicionando a farinha de trigo (peneirada) aos poucos, sempre misturando a massa, e depois amassando com a ponta dos dedos.

Ponto da Massa: fica úmida mas não gruda nos dedos.

Coloque a massa dentro de um saco plástico e deixe na geladeira de 40 minutos a 1 hora.
Abra a metade da massa com rolo, entre dois plásticos e colocar na fôrma (não precisa untar) – “já viu a quantidade de manteiga que leva?! rs”

Fure a massa com um garfo.

Coloque o recheio. “Eu recomendo não colocar o recheio muito quente pois ai já vai cozinhando a massa antes do momento certo. Superstição… haha!”

Abra o restante da massa e coloque por cima.

Decore a gosto. “Aproveite esse momento e seja criativa. Vale fazer o clássico quadriculado, ou com restante da massa pode fazer uma florzinha, coração, enfim. Whatever you feel like it!”

Ao final da massa, passe 1 gema misturada com um pouquinho de café coado, por cima do empadão.

Escolhi essa receita pela foto que tinha no site, parecia muuuuuito bom. Eu adoro massa podre. É a melhor massa de empadão ever! O ruim é que é manteiga pura!

Sempre que eu pego uma receita para fazer (ou seria para me aventurar) me atrapalho toda com as medidas. Normalmente colocam assim: uma xícara e 1/4. E nos copos medidores normalmente vem em gramas, litros, ou diferença a medida pra açúcar, farinha, leite.  Meu deus!  Milhares de perguntas começam a surgir: Será que 1 xícara que está no copo serve para qualquer ingrediente?? Eu coloco a farinha em gramas ou xícaras? E açúcar?

Se eu não sei a quantidade de 1 xícara, imagina colocar 1/4 dela a mais?????????????????

Ainda bem que ovo não tem medida, imagina?!

Por que só colocam as receitas com essas medidas que a gente NUNCA sabe realmente a quantidade?

Então, para fazer essa massa eu tive que procurar de novo na internet por uma tabela de correspondência de medidas.

O que na receita está:

  • 1 e 3/4 de xícaras de manteiga gelada ——————————————–> ” Eu coloquei 300 g (usei margarina daquelas em tablete, sabe? O que na verdade deu 3 tabletes.”
  • 5 xícaras de farinha de trigo ———————————————————> ” 500 g (aproximadamente) eu usei aqueles copos medidores.”
  • 2 gemas, ” são 2 gemas! kkk As claras eu aproveitei e fiz um omelete de claras bem light!”
  • 1 pitada de sal, ” eu não vi correspondência, coloquei 1 colher de chá mais ou menos.”

Coloquei tudo em uma vasilha e fui trabalhando a massa. Não fiz o vulcãozinho até porque não tinha espaço na cozinha pra isso. Aos poucos fui vendo que estava dando certo. (eba!)

Fiquei em dúvida quanto ao ponto, mas é bem isso que está escrito mesmo. A massa se esfarela fácil, e não gruda na mão.

Deixei na vasilha e cobri com um plástico.

Agora, a dica pra quem não tem um espaço grande na pia para abrir a massa com rolo, sugiro ir moldando a massa no tabuleiro ou marinex.

Não é que deu certo?!!! Não tirei foto, uma pena, mas com certeza recomendo essa receita aos amantes de empadão!

Quem for fazer essa massa, depois me conta como ficou e o que achou!

Beijos!

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

