Alimentação: A importância de manter o equilíbrio do PH corporal

legumes-que-emagrecemO nosso organismo está sempre trabalhando para manter o PH corporal equilibrado. Isto é essencial para mantermos a nossa saúde em perfeito estado, uma vez que nossa química corporal está regulada e os alimentos que nós consumimos são capazes de manter esse equilíbrio. Mas o que é preciso para que isso aconteça? Nossa alimentação deve priorizar escolhas que se dividem entre produtos ácidos e alcalinos, sempre em equilíbrio, pois os excessos acarretam em prejuízos para o nosso corpo.

Funciona da seguinte forma: quando nosso corpo metaboliza uma maior quantidade de alimentos ácidos do que alcalinos, ele consome minerais que vem de ossos e órgãos para neutralizar e retirar de maneira segura a acidez, o que deixa o PH corporal equilibrado. Se há excesso de ácido, a situação é conhecida como acidose, e pode provocar diversas complicações como deficiências no sistema imunológico, ganho de peso, infecções por levedura (fermento), osteoporose, fadiga crônica e dores nas articulações. A acidose também pode favorecer formação de células cancerígenas e multiplicação de vírus, fungos e bactérias no nosso corpo.

Já o excesso de alcalinidade, a chamada alcalose, também traz malefícios, apesar de ser mais raro que a acidose. O aumento dos níveis alcalinos dos fluidos corporais, ou seja, um excesso de base (a alcalose metabólica, por exemplo, é causada por excesso de bicarbonato no sangue) no organismo pode causar sintomas como o tremor, vertigem, contração muscular espasmódica, náuseas, espasmos musculares prolongados, entre outros.

No caso da alcalose respiratória, que ocorre quando temos níveis baixos de dióxido de carbono em nosso sangue, as causas geralmente são febre, falta de oxigênio, a ocorrência de doença hepática e pulmonar.

Por estas razões, uma dieta saudável e equilibrada é muito importante para que o PH corporal se mantenha equilibrado. As células e tecidos do nosso corpo necessitam de um número leve alcalino, para funcionarem de forma adequada, pois assim o corpo contará com os recursos necessários para trabalhar os ácidos corretamente. Por isso é essencial, ou melhor, é de vital importância prestar atenção no que estamos ingerindo. Pois todo o equilíbrio é essencial!

A minha ideia de postar sobre esse assunto aqui no blog não é para receitar nada, nem para indicar nenhum produto. É para tentar despertar em quem possa vir a ler o meu blog a importância de comer alimentos com consciência. Saber o que está ingerindo, parar de se entupir de comidas que são prejudiciais!

Eu mesma estou em uma mudança alimentar em minha vida neste momento, e estou apenas começando. Por isso estou procurando ler, saber… enfim, estou tomando conhecimento do que pode trazer saúde para o meu corpo, para minha mente, para minha vida!

Para quem se interessou, eu tirei a maior parte desse texto do site do Doutor Barakat (http://drbarakat.com.br/). Vale a pena conferir o site pois traz diversos textos sobre medicina, nutrologia, atividade física e até receitas!

Beijos!

Etiquetas:, , , , , ,

Deixe uma Resposta

