Queijo Cottage Caseiro

Quem está de dieta ou um dia já fez conhece o queijo cottage.  Se não conhece deve conhecer. Isso porque o queijo cottage é um queijo super recomendado em dietas de emagrecimento por possuir bem menos calorias, gordura e colesterol que os demais queijos feitos a partir do leite de vaca.

Nas prateleiras dos mercados encontramos o queijo cottage de duas maneiras diferentes: pode ser granulado (de variados tamanhos) ou em pasta. Qualquer uma dessas formas são igualmente saudáveis e possuem as mesmas propriedades.

Enquanto os outros queijos precisam passar pela cura ou salga antes de serem embalados, o mesmo não acontece com o cottage. Por isso, o teor de sódio do queijo cottage é baixo. Ou seja, o queijo cottage é tudo de bom!

Mas, eu devo confessar que aprendi a gostar do queijo cottage. Quando era adolescente, eu era uma ratinha viciada em queijo prato, muçarela e branco e achava o queijo cottage muito sem graça! Agora que a idade chega, eu troquei e AMO o queijo cottage.

Mas, vocês sabiam que o queijo cottage é super fácil de fazer??? Isso mesmo! Fica tão bom quanto o que compramos nos mercados e além disso é uma super economia para os nosso bolsos!

Vou passar a receita:

Ingredientes:

  • 1 Litro de Leite de Vaca (pode ser com qualquer leite, mas quanto mais desnatado o leite for, menor a quantidade de queijo cottage irá render.)
  • 4 a 8 colheres de sopa de vinagre branco
  • Sal

Modo de Fazer:

Em uma panela, leve o leite em fogo médio ou baixo até levantar fervura. (o fogo é médio ou baixo pois o leite levanta fervura muito rápido então para não haver acidentes, quanto mais baixo melhor, né?)

Após levantar fervura, desligue o fogo e acrescente as colheres de vinagre até você perceber que o leite está começando a talhar.  (Essa quantidade é variável, é uma medida mais de olho mesmo. Quando eu fiz pela primeira vez com leite integral foram 5 colheres).

Acrescente o sal a gosto e deixe o leite talhando por uns 20 minutos.

Coe até sair todo soro do leite.  (Você pode usar um coador de pano para reter mais o queijo, mas eu usei um coador normal mesmo e não fez muita diferença).

Está pronto o queijo cottage! Agora é só colocar na geladeira para gelar e está pronto para consumir.

Muito fácil essa receita e realmente é uma economia absurda pois tudo o que é light colocam um preço lá em cima, né?!

Além de puro, se você gostar, depois de pronto pode colocar orégano, salsinha, cebolinha, ou qualquer especiaria a gosto para variar o sabor.  O queijo cottage pode ser consumido puro ou ser usado em receitas.

Espero que gostem!

Anúncios

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: